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Perguntas Frequentes

 

Atenção!

Estas perguntas e respostas pretendem esclarecer genericamente alguns das questões  que frequentemente os alunos colocam à Unidade de Assuntos Académicos. Contudo não dispensam a leitura e conhecimento dos regulamentos e outros diplomas legais em vigor na UMa. No fundo uma compilação das dúvidas mais frequentes que pretendemos dinâmica. Caso não ache aqui resposta à sua dúvida, entre em contacto com o Gabinete de Apoio ao Estudante.

 Tenho uma solicitação a fazer. Como devo proceder?

Através do serviço informático on-line Infoalunos, introduzindo o n.º de aluno e pin. Acede aos Serviços>Requerimentos e preenche os dados necessários. Escolhe o tipo de pedido e escreve o assunto. No final, selecciona Enviar Pedido.

 Como devo pagar as propinas?

As propinas devem ser pagas através do Multibanco ou Home-Banking ou cartão de crédito, preferencialmente. Através do Infoalunos, acede a Serviços>Pagamentos para visualizar a sua conta-corrente. Lá encontra a entidade, a(s) referência(s) conforme a opção de pagamento e o montante de cada uma.

Pode igualmente efetuar o pagamento no Gabinete de Apoio ao Estudante mas será acrescido um emolumento de €10,00.

Nota: todos os outros pagamentos devidos (taxa de inscrição, alteração de inscrição, juros de mora, inscrição em exames, etc.) também devem ser pagos através das respetivas referências.

 Como realizo a inscrição para os exames?

No InfoAlunos, acede a Serviços>Matrículas/Inscrições e seleciona "Inscrição em Exame de Recurso" ou "Melhoria" ou "Época especial".

 Como verifico se os documentos que pedi através de requerimento estão emitidos?

Verifique o Despacho do requerimento no InfoAlunos (Serviços>Requerimentos). Se está "Doc. a levantar no GAE", pode levantá-lo no Gabinete de Apoio ao Estudante.

 Quais os emolumentos dos certificados?

Depende do tipo de certificado. Deverá consultar a Tabela de Emolumentos.

 Quais os documentos a entregar para requerer estatuto trabalhador-estudante?

Em termos gerais, é necessário entregar uma declaração original, atualizada, carimbada e assinada da entidade patronal e comprovativo dos descontos da Segurança Social também atualizado. O último documento não é necessário se se tratar de uma entidade pública. O estatuto é solicitado anualmente. Deve estar atento aos avisos com os prazos e documentação a apresentar.

 Quais os documentos a entregar para requerer estatuto mãe-estudante?

É necessário entregar um destes comprovativos, conforme a situação: declaração médica comprovativa da gravidez; cópia do registo de nascimento do filho(a) ou cópia do documento de identificação do filho(a) menor (até 3 anos).

 Como renovar a inscrição?

No InfoAlunos, Serviços>Matrículas/Inscrições e selecionar "Renovação de Inscrição". Seguir os passos e completar os dados necessários até obter a seguinte informação “Inscrição concluída com sucesso”.

Importante: Um dos passos mencionados dá ao aluno a possibilidade de escolher se quer frequentar o curso em regime integral ou em tempo parcial. Tenha presente que a inscrição em tempo parcial implica bloquear a inscrição até 30 ECTS. Ainda implica a redução da propina anual para 70% do valor total. Esta opção deve ser feita no ato de inscrição ou renovação.

Nota: Confirme sempre se o comprovativo de inscrição está de acordo com a sua intenção.

 Quando e como requerer creditações?

Após a ativação da sua matrícula ou renovação de inscrição, no Infoalunos, crie um "Novo Processo", em "Creditações", anexando a respetiva documentação.

Os alunos em regime de mobilidade que o podem requerer as creditações no seu regresso.

 Onde efetuo a entrega das dissertações de mestrado ou teses de doutoramento para defesa pública?

No Gabinete de Apoio ao Estudante.

E-faturas - IRS?

As facturas são emitidas quando é adquirido o serviço, não quando são efetuados os pagamentos.

 Quando o aluno se inscreve está a adquirir o serviço que é formação para 1 ano letivo (propina) e respetivos serviços conexos (inscrição e outros emolumentos). A transmissão do serviço é total apesar dos pagamentos serem em prestações.

 No e-fatura são reportadas Facturas ou documentos equivalentes, independentemente de estarem pagas ou não e os pagamentos não são reportados no e-fatura.

 

 O que é um aluno externo?

Trata-se de um aluno que se inscreve apenas em unidades curriculares singulares de um curso e que não tem outro vínculo à Universidade da Madeira.

 A quem se destina a época especial de exames?

Para alunos finalistas e alunos detentores de algum estatuto (exp. trabalhador-estudante; mãe-estudante; atleta de alta competição; portador de deficiência; membro ou dirigente associativo, entre outros).

 Quando posso efetuar melhoria de nota das disciplinas?

Apenas pode fazê-lo 1 vez para cada unidade curricular. Pode efetuá-la na época de recurso do semestre em que o aluno obteve a sua aprovação ou em qualquer época (normal ou recurso) do semestre em que a unidade curricular funcionar no ano letivo seguinte.

Pode ser realizada na época especial do ano letivo de conclusão de curso para as unidades curriculares desse mesmo ano. A melhoria deve ser efetuada antes da requisição do certificado de conclusão de curso.

 O que é um aluno a tempo parcial?

É um aluno que se inscreve no máximo até 30 ECTS num ano letivo. Tem uma redução de 30% do valor total das propinas, mas não dispensa o pagamento total dos outros emolumentos ou taxas. Tem também um valor de cálculo diferente para o regime de prescrições da UMa, segundo o regulamento respetivo.

 

No próximo ano letivo, estarei inscrito no 3º ano do curso de licenciatura, contudo no 1º semestre terei que repetir 2 unidades curriculares atrasadas do 2º ano. Será que posso deixar essas duas UC atrasadas para um outro ano, ou terei de me inscrever nas mais atrasadas obrigatoriamente?

Obrigatoriamente terá de se inscrever nas mais atrasadas e posteriormente nas mais avançadas, caso ainda tenha ECTS disponíveis, de acordo com o ponto 4 do artigo 11º do Regulamento dos Cursos de 1º Ciclo de Estudos. Contudo é permitido aos alunos da UMa a inscrição até 15 ECTS adicionais para inscrição em UC nas quais tenha estado inscrito e que não tenha realizado com sucesso ou no caso de necessitar de se inscrever em mais 15 ECTS para terminar o seu curso, de acordo com o nº 3 do artigo 11º do mesmo Regulamento.

   

 Se não encontrou a resposta a sua pergunta, pode contactar os Serviços do Gabinete de Apoio ao Estudante.